Páginas

Lenda urbana: La llorona


LA llORONA


Incrível: minha postagem número cem (mas, quem está contando?). Já falei sobre tantas coisas. E já tenho rascunho de outras tantas sobre as quais desejo falar.

Quando criei esse blog, meu interesse era falar sobre meus amores: Bob Esponja, Chaves, Chapolin Colorado, Dylan, Seriados, Filmes, Livros, Agatha Christie, postar fotos de atividades desenvolvidas em sala de aula (estou em debito quanto a isso), tentado compartilhá-los com as pessoas. Assim, ainda tenho muito que falar, se Deus permitir.

Mas, para comemorar o número 100, falarei sobre uma das minhas lendas urbanas preferidas: La llorona (A chorona).

A chorona foi, lá nos primórdios de Chaves (El Chavo del ocho), um personagem que aparecia com a mesma função da Bruxa do 71: ser ridicularizada por Chaves e companhia. O nome dela não era esse, claro. Esse foi um apelido “carinhoso” que as crianças lhe deram, fazendo uma alusão à lenda urbana que recebe esse mesmo nome. A presença de la llorona em Chaves é algo da época em que existia a Malu no lugar da Chiquinha (poucos episódios dessa época foram passados aqui).


Malu e Chaves

No episódio piloto de Sobrenatural (Supernatural), também é feita uma menção a essa lenda. Descobrindo a infidelidade de seu marido, uma mulher afoga os dois filhos na banheira e se atira de uma ponte em um rio. Seu espírito, em tão, começa a vagar pelas estradas assombrando e atraindo para a morte homens que são infiéis. É preciso a intervenção de Sam e Dean para dar um fim a essa história de sedução e morte.
  



Na segunda temporada de Grimm, ela também aparece. O nome do episódio é La llorona, para honrar o título dessa publicação.  Começa com um senhor em lindo dia de pesca com seu filho Rafael. De repente, ele ouve murmúrios e choro de uma mulher. Procura e a avista chorando e entrando no rio. Pensando tratar-se de um afogamento, vai ao seu socorro. Mas, descobre a mulher havia sumido e levado seu filho. Nessa série, a chorona aparece no Halloween, sequestrando três crianças (dois meninos e uma menina – de idades semelhantes) e, para encerrar o seu ciclo, tenta afogá-los às margens de um rio, pensando que os substituirá por seus filhos. Nick e Hank (detetives da série Grimm) são acionados e é iniciada uma “louca” investigação, que tem um final feliz (Rafael é encontrado e resgatado com vida). (Ah, a chorona em Grimm não é uma wesen, ela é uma espécie de “monstro” – só para quem acompanha a série).




Essa lenda, de maneira geral (unificando as várias versões), diz que uma mulher jovem, com problemas no relacionamento, resolveu afogar seus dois filhos e, em seguida se matar. Ao perceber o que havia feito, já estava morta e separada dos seus filhos que, inocentes foram para um lugar diferente dela que foi uma suicida. Assim, seu espírito ficou condenado a vagar pelas margens dos rios (ela matou os filhos afogados em um rio), chorando e chamando pelos filhos. Com seu lamento, acaba atraindo outras crianças com a intenção de substituir seus filhos perdidos. Alguns acreditam que os que ouvem suas lamentações são atraídos para a morte (crianças ou não).

Então, se você vir uma jovem mulher, vestida de branco, chorando às margens de algum rio, NÃO SE APROXIME DELA, CORRA. Ela pode ser la llorona.

Existem vários livros e filmes sobre La llorona e suas varias versões. Deixo imagens.



















Referências:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você escrever algum comentário, saberei o que pensa. Isso será muito legal. Obrigada.

© Melting Pot 2013 | Todos os direitos reservados | Design desenvolvido por: Colorize Blog Design | Tecnologia do Blogger.