Projeto
Intertextualidade entre diferentes
versões cinematográficas
do Clássico Chapeuzinho Vermelho
Margareth dos Santos de Jesus
Salvador
2013
Sumário
Apresentação
Justificativa
Objetivos Geral
Objetivos Específicos
Fundamentação Teórica
Estratégias
Recursos
Avaliação
Referências
Anexos
Apresentação
Apresentação
Apresenta-se aqui um projeto destinado à 8ª série / 9º ano, como
resposta à proposta do Módulo II (Instrumentos Pedagógicos), do Curso Atualização
em Práticas Pedagógicas, realizado em 2012/2013, sob as diretrizes da
Secretária de Educação do Estado da Bahia. Esse Projeto foi pensado,
inicialmente, para ser aplicado em seis aulas, com duração de 45 minutos cada.
Trata-se de um Projeto de Língua Portuguesa que integra habilidades das disciplinas
de inglês e artes. E, propositalmente, traz toda referência digital. Ele foi
postado no fórum de discussões do grupo GP.02.096, do referido curso, em 31 de janeiro
de 2013, dividido em partes (à noite, 21:59/23:37) e postado no dia 02 de
fevereiro de 2013, pela manhã (12:55, na íntegra).
Justificativa
Atendendo à solicitação da realização
da atividade proposta no Módulo II, do Curso Atualização em Práticas
Pedagógicas, sentiu-se a necessidade de desenvolver-se uma aula (aulas) voltada
(s) para um estudo sobre a intertextualidade e releitura de textos, visando a
inclusão das TICs e utilizando-se como base dois filmes que versam sobre a história
de Chapeuzinho Vermelho: Deu a louca na
Chapeuzinho e A garota da capa
vermelha.
Objetivo Geral
Através de atividades propostas e com
a constante orientação e supervisão do professor, os alunos deverão desenvolver
conceitos próprios sobre a intertextualidade e realizar um trabalho próprio de
releitura da história infantil Chapeuzinho Vermelho.
Objetivos Específicos
ü
Auxiliar
os alunos na compreensão e no desenvolvimento de conceitos próprios sobre a
intertextualidade;
ü
Facilitar
o desenvolvimento da habilidade de releitura de textos;
ü
Dinamizar
e inovar as aulas com o uso das TICs;
ü
Familiarizar
os alunos com a presença das TICs em sala de aula;
ü
Orientar
os alunos para que eles também utilizem as TICs fora do ambiente escolar para
desenvolver habilidades educacionais;
ü
Proporcionar
o contato dos alunos com a língua inglesa, através da vizualização das capas
dos filmes em suas versões originais;
ü
Desenvolver
habilidades artísticas, através de recorte, pintura e colagem.
Fundamentação Teórica
Uma das versões mais conhecidas de
Chapeuzinho Vermelho (nome original Little
red riding hood) é a criada pelos
irmãos Grimm; e ela será o texto base para a apresentação da história aos
alunos. Os irmãos Grimm (Jacob Grimm e Wilhelm Grimm) “foram dois alemães que
se dedicaram ao registro de várias fábulas infantis,
ganhando assim grande notoriedade”. Suas obras mais importantes foram os contos
dedicados às crianças. Dentre eles destacam-se: Branca de Neve; Cinderela; O
flautista de Hamelin; Rapunzel; Chapeuzinho Vermelho; A bela adormecida; João e
Maria e Rumpelstiltskin.
Em 2005, foi criado um filme sobre os irmãos Grimm, entitulado Irmãos Grimm. Esse filme mostra uma
versão fantasiosa de suas vidas.
Deu a louca na Chapeuzinho é uma
versão cinematográfica animada da história aqui tratada. Possui duração de uma
hora e vinte minutos, foi dirigido por Todd Edwards, Tony Leech
e Cory Edwards.
Apresenta o título original de Hoodwinked.
A garota da capa vermelha (Red riding hood) foi lançado em 2011 e
tem a duração de cem minutos. Foi dirigido por Catherine
Hardwicke.
Sabe-se que a intertextualidade
acontece quando se cria um texto a partir de um texto já existente (é um texto
dialogando com outro texto). Não se trata de uma cópia, pois ela fala sobre o
mesmo tema através de outra visão. A intertextualidade pode apresentar
diferentes funções, dependendo dos textos e contextos nos quais ela
apresente-se. “Evidentemente,
o fenômeno da
intertextualidade está ligado ao "conhecimento do mundo", que deve ser
compartilhado, ou seja, comum ao produtor e ao receptor de textos. O diálogo
pode ocorrer em diversas áreas do conhecimento, não se restringindo única e
exclusivamente a textos literários”.
Estratégias
ü
Apresentação
da proposta de trabalho aos alunos;
ü
Apresentação
do texto Chapeuzinho Vermelho dos Irmãos Grimm;
ü
Apresentação,
em data show, sobre um pouco da história dos irmãos Grimm;
ü
Apresentação
do DVD Deu a louca na Chapeuzinho;
ü
Apresentação
do DVD A garota da capa vermelha;
ü
Discussão
dirigida sobre as três versões observadas;
ü
Orientação
para que os alunos a pesquisem no laboratório de informática sobre conceitos de
intertextualidade;
ü
Socialização
do resultado das pesquisas;
ü
Apresentação,
na TV pendrive, sobre conceitos de intertextualidade;
ü
Apresentação
das diferentes capas (em português e em inglês) e, com o auxilio de dicionário,
verificação junto aos alunos das relações estabelecidas para a tradução;
ü
Criação
de ambiente para uma discussão final sobre tudo o que foi visto e lido;
ü
Solicitação
de que os alunos dividam-se em grupos de cinco, pedindo que cada grupo (com o
material anteriormente preparado – cartolina, papel metro, cola, tesoura, lápis
de cor, papel oficio etc.) produza um texto fazendo e ilustrando sua própria
releitura da história dos irmãos Grimm, criando um título em português e outro
em inglês;
ü
Socialização
dos trabalhos em sala e, em seguida, socialização com toda a escola;
ü
Avaliação
em classe sobre o resultado e desenvolvimento de toda a atividade.
Recursos
ü
DVD
com filme Deu a Louca na Chapeuzinho;
ü
DVD
com o filme A garota da capa vermelha;
ü
Cópia
da versão da história criada pelos irmãos Grimm;
ü DVD player;
ü TV pendrive;
ü
Laboratório
de informática com acesso à internet;
ü
Papel
ofício;
ü
Cola;
ü
Revistas;
ü
Tesoura;
ü
Lápis
da cor;
ü
Dicionário
de inglês;
ü
Data
show.
Avaliação
Com esse trabalho, pretende-se avaliar não apenas a participação e
empenho dos alunos, mas a habilidade de o professor integrar sua disciplina com
outras e conciliar diferentes recursos para o alcance dos seus objetivos.
Referências
http://pt.wikipedia.org/wiki/Irm%C3%A3os_Grimm Acesso em 27 de janeiro de
2013
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-58225/ Acesso em 27 de janeiro de
2013.
http://173.203.31.59/Userfiles/P0001/File/Chapeuzinho%20Vermelho%20-%20Irm%C3%A3os%20Grimm.pdf Acesso em 30 de janeiro de
2012.
http://www.google.com.br/imgres?q=a+garota+do+capuz+vermelho+filme&hl=pt-BR&sa=X&tbo=d&biw=1280&bih=699&tbm=isch&tbnid=38yQVV3y00vA Acesso em 30 de janeiro de
2013.
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&q=deu+a+louca+na+hcapeuzinho&btnG=Pesquisa+por+imagem&biw=1280&bih Acesso em 31 de janeiro de
2013.
http://www.google.com.br/imgres?q=hoodwinked&hl=pt-BR&tbo=d&biw=1280&bih=656&tbm=isch&tbnid=ADNs0sZhmEUzxM:&imgrefurl=http://swesub.tv/torrentsdetails.php%3Fid%3D8610&docid=YTT1iXEZoFRE8M&imgurl=http://swesub.tv/uploads/images/64290.jpg&w=351&h=498&ei=BLYJUc_bEJOP0QGK3ICgDA&zoom=1 Acesso em 31 de janeiro de
2013.
Anexos
Chapeuzinho Vermelho
(Irmãos
Grimm)
Era uma vez,
uma menina tão doce e meiga que todos gostavam dela. A avó, então, a adorava, e
não sabia mais que presente dar a criança para agradá-la. Um dia ela
presenteou-a com um chapeuzinho de veludo vermelho. O chapeuzinho agradou tanto
a menina e ficou tão bem nela, que ela queria ficar com ele o tempo todo. Por
causa disso, ficou conhecida como Chapeuzinho Vermelho.
Um dia sua
Mãe lhe chamou e lhe disse:
- Chapeuzinho, leve este pedaço de bolo
e essa garrafa de vinho para sua avó. Ela está doente e fraca, e isto
vai fazê-la ficar melhor. Comporte-se no caminho, e de modo algum saia da estrada,
ou você pode cair e quebrar a garrafa de vinho e ele é muito importante para a recuperação
de sua avó.
Chapeuzinho prometeu que obedeceria
a sua mãe e pegando a cesta com o bolo e o vinho, despediu-se e partiu. Sua avó
morava no meio da floresta, distante uma hora e meia da vila. Logo que
Chapeuzinho entrou na floresta, um Lobo apareceu na sua frente. Como ela não o
conhecia nem sabia que ele era um ser perverso, não sentiu medo algum.
- Bom dia
Chapeuzinho - saudou o Lobo.
- Bom dia,
Lobo - ela respondeu.
- Aonde você
vai assim tão cedinho, Chapeuzinho?
- Vou à casa
da minha avó.
- E o que
você está levando aí nessa cestinha?
- Minha avó
está muito doente e fraca, e eu estou levando para ela um pedaço de bolo que a mamãe
fez ontem, e uma garrafa de vinho. Isto vai deixá-la forte e saudável.
-
Chapeuzinho, diga-me uma coisa, onde sua avó mora?
- A uns
quinze minutos daqui. A casa dela fica debaixo de três grandes carvalhos e é
cercada por uma sebe de aveleiras. Você deve conhecer a casa.
O Lobo pensou
consigo: "Esta tenra menina é um delicioso petisco. Se eu agir rápido
posso saborear sua avó e ela como sobremesa”.
Então, o Lobo
disse:
- Escute Chapeuzinho,
você já viu que lindas flores há nessa floresta? Por quê você não dá uma olhada?
Você não está ouvindo os pássaros cantando? Você é muito séria, só caminha
olhando para frente. Veja quanta beleza há na floresta.
Chapeuzinho
então olhou a sua volta, e viu a luz do sol brilhando entre as árvores, e viu como
o chão estava coberto com lindas e coloridas flores, e pensou: "Se eu
pegar um buquê de flores para minha avó, ela vai ficar muito contente. E como
ainda é cedo, eu não vou me atrasar”.
E, saindo do
caminho entrou na mata. E sempre que apanhava uma flor, via outra mais bonita
adiante, e ia atrás dela. Assim, foi entrando na mata cada vez mais.
Enquanto
isso, o Lobo correu à casa da avó de Chapeuzinho e bateu na porta.
- Quem está
aí? - perguntou a velhinha.
- Sou eu,
Chapeuzinho - falou o Lobo disfarçando a voz - Vim trazer um pedaço de bolo e
uma garrafa de vinho. Abra a porta para mim.
- Levante a
tranca, ela está aberta. Não posso me levantar, pois estou muito fraca. –
respondeu a vovó.
O Lobo entrou
na casa e foi direto à cama da vovó, e a engoliu antes que ela pudesse vê-lo.
Então, ele
vestiu suas roupas, colocou sua touca na cabeça, fechou as cortinas da cama,
deitou-se e ficou esperando Chapeuzinho Vermelho.
E Chapeuzinho continuava
colhendo flores na mata. E só quando não podia mais carregar nenhuma é que
retornou ao caminho da casa de sua avó.
Quando ela
chegou lá, para sua surpresa, encontrou a porta aberta.
Ela caminhou
até a sala, e tudo parecia tão estranho que pensou: "Oh, céus, por quê será
que estou com tanto medo? Normalmente, eu me sinto tão bem na casa da vovó...”.
Então, ela
foi até a cama da avó e abriu as cortinas. A vovó estava lá deitada com sua
touca cobrindo parte do seu rosto, e, parecia muito estranha...
- Oh, vovó,
que orelhas grandes a senhora tem! - disse então Chapeuzinho.
- É para te
ouvir melhor.
- Oh, vovó,
que olhos grandes a senhora tem!
- É para te
ver melhor.
- Oh, vovó,
que mãos enormes a senhora tem!
- São para te
abraçar melhor.
- Oh, vovó,
que boca grande e horrível à senhora tem!
- É para te
comer melhor - e dizendo isto o Lobo saltou sobre a indefesa menina, e a
engoliu de um só bote.
Depois que
encheu a barriga, ele voltou à cama, deitou, dormiu, e começou a roncar muito alto.
Um caçador que ia passando ali perto escutou e achou estranho que uma velhinha roncasse
tão alto, então ele decidiu ir dar uma olhada.
Ele entrou na
casa, e viu deitado na cama o Lobo que ele procurava há muito tempo. E o
caçador pensou: "Ele deve ter comido a velhinha, mas talvez ela ainda
possa ser salva. Não posso atirar nele”.
Então, ele
pegou uma tesoura e abriu a barriga do Lobo.
Quando
começou a cortar, viu surgir um Chapeuzinho Vermelho. Ele cortou mais, e a
menina pulou para fora exclamando:
- Eu estava
com muito medo! Dentro da barriga do lobo é muito escuro!
E assim, a
vovó foi salva também.
Então,
Chapeuzinho pegou algumas pedras grandes e pesadas e colocou dentro da barriga do
lobo.
Quando o lobo
acordou tentou fugir, mas as pedras estavam tão pesadas que ele caiu no chão e
morreu.
E assim,
todos ficaram muito felizes. O caçador pegou a pele do lobo. A vovó comeu o
bolo e bebeu o vinho que Chapeuzinho havia trazido, e Chapeuzinho disse para si
mesma: “Enquanto eu viver, nunca mais vou desobedecer minha mãe e desviar do
caminho nem andar na floresta sozinha e por minha conta”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você escrever algum comentário, saberei o que pensa. Isso será muito legal. Obrigada.