Páginas

Projeto sobre intertextualidade

Projeto


Intertextualidade entre diferentes versões cinematográficas
do Clássico Chapeuzinho Vermelho


Margareth dos Santos de Jesus



Salvador
2013


Sumário


Apresentação
Justificativa
Objetivos Geral
Objetivos Específicos
Fundamentação Teórica
Estratégias
Recursos
Avaliação
Referências
Anexos
Apresentação

Apresenta-se aqui um projeto destinado à 8ª série / 9º ano, como resposta à proposta do Módulo II (Instrumentos Pedagógicos), do Curso Atualização em Práticas Pedagógicas, realizado em 2012/2013, sob as diretrizes da Secretária de Educação do Estado da Bahia. Esse Projeto foi pensado, inicialmente, para ser aplicado em seis aulas, com duração de 45 minutos cada. Trata-se de um Projeto de Língua Portuguesa que integra habilidades das disciplinas de inglês e artes. E, propositalmente, traz toda referência digital. Ele foi postado no fórum de discussões do grupo GP.02.096, do referido curso, em 31 de janeiro de 2013, dividido em partes (à noite, 21:59/23:37) e postado no dia 02 de fevereiro de 2013, pela manhã (12:55, na íntegra).

Justificativa

            Atendendo à solicitação da realização da atividade proposta no Módulo II, do Curso Atualização em Práticas Pedagógicas, sentiu-se a necessidade de desenvolver-se uma aula (aulas) voltada (s) para um estudo sobre a intertextualidade e releitura de textos, visando a inclusão das TICs e utilizando-se como base dois filmes que versam sobre a história de Chapeuzinho Vermelho: Deu a louca na Chapeuzinho e A garota da capa vermelha.

Objetivo Geral

            Através de atividades propostas e com a constante orientação e supervisão do professor, os alunos deverão desenvolver conceitos próprios sobre a intertextualidade e realizar um trabalho próprio de releitura da história infantil Chapeuzinho Vermelho.

Objetivos Específicos

ü  Auxiliar os alunos na compreensão e no desenvolvimento de conceitos próprios sobre a intertextualidade;
ü  Facilitar o desenvolvimento da habilidade de releitura de textos;
ü  Dinamizar e inovar as aulas com o uso das TICs;
ü  Familiarizar os alunos com a presença das TICs em sala de aula;
ü  Orientar os alunos para que eles também utilizem as TICs fora do ambiente escolar para desenvolver habilidades educacionais;
ü  Proporcionar o contato dos alunos com a língua inglesa, através da vizualização das capas dos filmes em suas versões originais;
ü  Desenvolver habilidades artísticas, através de recorte, pintura e colagem.

Fundamentação Teórica

            Uma das versões mais conhecidas de Chapeuzinho Vermelho (nome original Little red  riding hood) é a criada pelos irmãos Grimm; e ela será o texto base para a apresentação da história aos alunos. Os irmãos Grimm (Jacob Grimm e Wilhelm Grimm) “foram dois alemães que se dedicaram ao registro de várias fábulas infantis, ganhando assim grande notoriedade”. Suas obras mais importantes foram os contos dedicados às crianças. Dentre eles destacam-se: Branca de Neve; Cinderela; O flautista de Hamelin; Rapunzel; Chapeuzinho Vermelho; A bela adormecida; João e Maria e Rumpelstiltskin. Em 2005, foi criado um filme sobre os irmãos Grimm, entitulado Irmãos Grimm. Esse filme mostra uma versão fantasiosa de suas vidas.
            Deu a louca na Chapeuzinho é uma versão cinematográfica animada da história aqui tratada. Possui duração de uma hora e vinte minutos, foi dirigido por Todd EdwardsTony LeechCory Edwards. Apresenta o título original de Hoodwinked.
            A garota da capa vermelha (Red riding hood) foi lançado em 2011 e tem a duração de cem minutos. Foi dirigido por Catherine Hardwicke.
            Sabe-se que a intertextualidade acontece quando se cria um texto a partir de um texto já existente (é um texto dialogando com outro texto). Não se trata de uma cópia, pois ela fala sobre o mesmo tema através de outra visão. A intertextualidade pode apresentar diferentes funções, dependendo dos textos e contextos nos quais ela apresente-se. “Evidentemente, o fenômeno da intertextualidade está ligado ao "conhecimento do mundo", que deve ser compartilhado, ou seja, comum ao produtor e ao receptor de textos. O diálogo pode ocorrer em diversas áreas do conhecimento, não se restringindo única e exclusivamente a textos literários”.

Estratégias

ü  Apresentação da proposta de trabalho aos alunos;
ü  Apresentação do texto Chapeuzinho Vermelho dos Irmãos Grimm;
ü  Apresentação, em data show, sobre um pouco da história dos irmãos Grimm;
ü  Apresentação do DVD Deu a louca na Chapeuzinho;
ü  Apresentação do DVD A garota da capa vermelha;
ü  Discussão dirigida sobre as três versões observadas;
ü  Orientação para que os alunos a pesquisem no laboratório de informática sobre conceitos de intertextualidade;
ü  Socialização do resultado das pesquisas;
ü  Apresentação, na TV pendrive, sobre conceitos de intertextualidade;
ü  Apresentação das diferentes capas (em português e em inglês) e, com o auxilio de dicionário, verificação junto aos alunos das relações estabelecidas para a tradução;
ü  Criação de ambiente para uma discussão final sobre tudo o que foi visto e lido;
ü  Solicitação de que os alunos dividam-se em grupos de cinco, pedindo que cada grupo (com o material anteriormente preparado – cartolina, papel metro, cola, tesoura, lápis de cor, papel oficio etc.) produza um texto fazendo e ilustrando sua própria releitura da história dos irmãos Grimm, criando um título em português e outro em inglês;
ü  Socialização dos trabalhos em sala e, em seguida, socialização com toda a escola;
ü  Avaliação em classe sobre o resultado e desenvolvimento de toda a atividade.

Recursos

ü  DVD com filme Deu a Louca na Chapeuzinho;
ü  DVD com o filme A garota da capa vermelha;
ü  Cópia da versão da história criada pelos irmãos Grimm;
ü  DVD player;
ü  TV pendrive;
ü  Laboratório de informática com acesso à internet;
ü  Papel ofício;
ü  Cola;
ü  Revistas;
ü  Tesoura;
ü  Lápis da cor;
ü  Dicionário de inglês;
ü  Data show.

Avaliação

Com esse trabalho, pretende-se avaliar não apenas a participação e empenho dos alunos, mas a habilidade de o professor integrar sua disciplina com outras e conciliar diferentes recursos para o alcance dos seus objetivos.

Referências

http://pt.wikipedia.org/wiki/Irm%C3%A3os_Grimm Acesso em 27 de janeiro de 2013

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-58225/ Acesso em 27 de janeiro de 2013.









Anexos
Chapeuzinho Vermelho

(Irmãos Grimm)




Era uma vez, uma menina tão doce e meiga que todos gostavam dela. A avó, então, a adorava, e não sabia mais que presente dar a criança para agradá-la. Um dia ela presenteou-a com um chapeuzinho de veludo vermelho. O chapeuzinho agradou tanto a menina e ficou tão bem nela, que ela queria ficar com ele o tempo todo. Por causa disso, ficou conhecida como Chapeuzinho Vermelho.
Um dia sua Mãe lhe chamou e lhe disse:
       - Chapeuzinho, leve este pedaço de bolo e essa garrafa de vinho para sua avó.             Ela está doente e fraca, e isto vai fazê-la ficar melhor. Comporte-se no caminho, e de modo algum saia da estrada, ou você pode cair e quebrar a garrafa de vinho e ele é muito importante para a recuperação de sua avó.
            Chapeuzinho prometeu que obedeceria a sua mãe e pegando a cesta com o bolo e o vinho, despediu-se e partiu. Sua avó morava no meio da floresta, distante uma hora e meia da vila. Logo que Chapeuzinho entrou na floresta, um Lobo apareceu na sua frente. Como ela não o conhecia nem sabia que ele era um ser perverso, não sentiu medo algum.
- Bom dia Chapeuzinho - saudou o Lobo.
- Bom dia, Lobo - ela respondeu.
- Aonde você vai assim tão cedinho, Chapeuzinho?
- Vou à casa da minha avó.
- E o que você está levando aí nessa cestinha?
- Minha avó está muito doente e fraca, e eu estou levando para ela um pedaço de bolo que a mamãe fez ontem, e uma garrafa de vinho. Isto vai deixá-la forte e saudável.
- Chapeuzinho, diga-me uma coisa, onde sua avó mora?
- A uns quinze minutos daqui. A casa dela fica debaixo de três grandes carvalhos e é cercada por uma sebe de aveleiras. Você deve conhecer a casa.
O Lobo pensou consigo: "Esta tenra menina é um delicioso petisco. Se eu agir rápido posso saborear sua avó e ela como sobremesa”.
Então, o Lobo disse:
- Escute Chapeuzinho, você já viu que lindas flores há nessa floresta? Por quê você não dá uma olhada? Você não está ouvindo os pássaros cantando? Você é muito séria, só caminha olhando para frente. Veja quanta beleza há na floresta.
Chapeuzinho então olhou a sua volta, e viu a luz do sol brilhando entre as árvores, e viu como o chão estava coberto com lindas e coloridas flores, e pensou: "Se eu pegar um buquê de flores para minha avó, ela vai ficar muito contente. E como ainda é cedo, eu não vou me atrasar”.
E, saindo do caminho entrou na mata. E sempre que apanhava uma flor, via outra mais bonita adiante, e ia atrás dela. Assim, foi entrando na mata cada vez mais.
Enquanto isso, o Lobo correu à casa da avó de Chapeuzinho e bateu na porta.
- Quem está aí? - perguntou a velhinha.
- Sou eu, Chapeuzinho - falou o Lobo disfarçando a voz - Vim trazer um pedaço de bolo e uma garrafa de vinho. Abra a porta para mim.
- Levante a tranca, ela está aberta. Não posso me levantar, pois estou muito fraca. – respondeu a vovó.
O Lobo entrou na casa e foi direto à cama da vovó, e a engoliu antes que ela pudesse vê-lo.
Então, ele vestiu suas roupas, colocou sua touca na cabeça, fechou as cortinas da cama, deitou-se e ficou esperando Chapeuzinho Vermelho.
E Chapeuzinho continuava colhendo flores na mata. E só quando não podia mais carregar nenhuma é que retornou ao caminho da casa de sua avó.
Quando ela chegou lá, para sua surpresa, encontrou a porta aberta.
Ela caminhou até a sala, e tudo parecia tão estranho que pensou: "Oh, céus, por quê será que estou com tanto medo? Normalmente, eu me sinto tão bem na casa da vovó...”.
Então, ela foi até a cama da avó e abriu as cortinas. A vovó estava lá deitada com sua touca cobrindo parte do seu rosto, e, parecia muito estranha...
- Oh, vovó, que orelhas grandes a senhora tem! - disse então Chapeuzinho.
- É para te ouvir melhor.
- Oh, vovó, que olhos grandes a senhora tem!
- É para te ver melhor.
- Oh, vovó, que mãos enormes a senhora tem!
- São para te abraçar melhor.
- Oh, vovó, que boca grande e horrível à senhora tem!
- É para te comer melhor - e dizendo isto o Lobo saltou sobre a indefesa menina, e a engoliu de um só bote.
Depois que encheu a barriga, ele voltou à cama, deitou, dormiu, e começou a roncar muito alto. Um caçador que ia passando ali perto escutou e achou estranho que uma velhinha roncasse tão alto, então ele decidiu ir dar uma olhada.
Ele entrou na casa, e viu deitado na cama o Lobo que ele procurava há muito tempo. E o caçador pensou: "Ele deve ter comido a velhinha, mas talvez ela ainda possa ser salva. Não posso atirar nele”.
Então, ele pegou uma tesoura e abriu a barriga do Lobo.
Quando começou a cortar, viu surgir um Chapeuzinho Vermelho. Ele cortou mais, e a menina pulou para fora exclamando:
- Eu estava com muito medo! Dentro da barriga do lobo é muito escuro!
E assim, a vovó foi salva também.
Então, Chapeuzinho pegou algumas pedras grandes e pesadas e colocou dentro da barriga do lobo.
Quando o lobo acordou tentou fugir, mas as pedras estavam tão pesadas que ele caiu no chão e morreu.
E assim, todos ficaram muito felizes. O caçador pegou a pele do lobo. A vovó comeu o bolo e bebeu o vinho que Chapeuzinho havia trazido, e Chapeuzinho disse para si mesma: “Enquanto eu viver, nunca mais vou desobedecer minha mãe e desviar do caminho nem andar na floresta sozinha e por minha conta”.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você escrever algum comentário, saberei o que pensa. Isso será muito legal. Obrigada.

© Melting Pot 2013 | Todos os direitos reservados | Design desenvolvido por: Colorize Blog Design | Tecnologia do Blogger.