Páginas

Em caso de emergência, disque 19Deus

Em caso de emergência, disque 19Deus

Dia 25 de novembro, à noite, no Distrito de Caroba (Candeias), na Escola 14 de Agosto, na saída da aula, uma aluna desmaiou e começou a tremer cabeça, braços e pernas. Como primeiro pensamento veio: ligar 192 (SAMU).

Foram duas tentativas para finalmente registrar a ocorrência. O tempo, que "não para", correndo e a aluna do mesmo jeito: no chão.

Após conseguir reportar tudo (quem?, como?,onde?, quem sou eu?), a ligação "caiu" (duas vezes). E dá-lhe tempo. Nervoso e angústia  dominaram todos, que ficaram sem saber o que fazer.

Recebo retorno: uma médica orientando para deixar a "paciente" (enferma) deitada,com a cabeça virada para o lodo, pois uma unidade estava deslocando-se para o locl. E segue o tempo: cinco, dez, quinze minutos...

 A incerteza e o desespero venceram os "pacientes" (seres dotados com a capacidade de paciência): um carro foi conseguido e, finalmente, o socorro verdadeiro e necessário foi dado. E nada de SAMU.

Ainda me foi dito que eu deveria ligar (já que a ocorrência havia sido registrada em meu nome) para avisar que não necessitávamos mais deles, porque "eles ficam revoltados quando chegam e o"paciente" não está mais no local".

Dedução: a pessoa é obrigada a morrer no lugar e os amigos e familiares, nervosos e preocupados com  a situação, ainda precisam ter a lembrança de ligar para informar,caso consigam outra assistência.

Liguei: a unidade ainda não havia se deslocado e a ocorrência foi cancelada. Recebi agradecimento por ligar.

Entendo a questão dos trotes (sei que são muitos e que eles dificultam o salvamento de vidas), sei da grande demanda para esse serviço, mas, na hora do desespero, quem vai lembrar de cancelar ocrrência vendo um amigo ou familiar sofrendo ou morrendo?

Que bom que o número de Deus e Suas unidades estão sempre disponíveis. Lembre-se: emergência, ligue 19Deus.



 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você escrever algum comentário, saberei o que pensa. Isso será muito legal. Obrigada.

© Melting Pot 2013 | Todos os direitos reservados | Design desenvolvido por: Colorize Blog Design | Tecnologia do Blogger.