Páginas

Duplas do riso

DUPLAS DO RISO

Rir é, e sempre foi, um excelente remédio para diversos males. Trago aqui algumas duplas de sitcoms que, em minha opinião, merecem ser vistas por todos. São estilos de comédia semelhantes, com particularidades exclusivas e que abordam o humor em um nível que pode ser assistido por toda família. Trazendo, algumas vezes, situações que podem aproximar pais e filhos; professores e alunos; amigos, em discussões reflexivas sobre questões do cotidiano.

O GORDO e o MAGRO


Stanlin Laurel e Oliver Hardy, ou simplesmente o gordo e o magro, foi uma dupla que fez com que o mundo risse em uma época em que os recursos audiovisuais eram bastante limitados e as imagens ainda eram em preto e branco.

A estreia dessa dupla foi no filme The Lucky dog (1921). Mas, não nos papeis que lhes tornaram famosos. O gordo e o magro só surgiram de verdade em 1926. Atuaram em longas e curtas metragens.

A última atuação da dupla foi em 1956, em uma série baseada nos contos da “Mamãe Ganso”. Oliver morreu em 1957 (estava com 65 anos). Laurel morreu com 74 anos de idade, alguns anos depois de Oliver.

ABBOTT e COSTELLO


Essa dupla é formada por Bud Abbott e Lou Costello, que trabalharam juntos pela primeira vez em um teatro de Nova York. Atuaram em diversos filmes até o ano de 1956 e tinham como gag a frase “Whos’s on first”? (uma referência ao jogo de basebol, bastante popular em seu país).

Em 1951, The Abbot e Costello Show (uma série com episódios de meia hora) passou a ser exibida na televisão. Que, no Brasil, era exibida pela Rede Tupi de Televisão durante os anos 70.

Essa dupla fez tanto sucesso que se transformou em revista em quadrinhos (de 1948 a 1956), atingindo 40 edições.

Costello morreu em 1959 (ataque cardíaco) causando o fim definitivo da dupla. Abbott formou uma nova dupla e fez ainda alguns trabalhos principalmente de dublagem de si mesmo para desenhos da Hanna-Barbera. Ele morreu em 1974.

DEAN MATIN e JERRY LEWIS


Dupla americana de grande sucesso nos anos de 40 e 50, usavam, no início da carreira, apenas o sobrenome, sendo conhecida como Martin e Lewis. Que, algum tempo depois, resolveram utilizar-se de seu primeiro nome tornando-se conhecida como Dean Martin e Jerry Lewis (ambos, além de comediantes, eram cantores, o que dava um certo charme a seus filmes).

Dean Martin era o galã, que vivia cantando e seduzindo lindas mulheres. Jerry Lewis era o atrapalhado, que com suas “loucuras” também acaba conquistando alguém, mesmo essa não sendo sua intenção.
Em 1956 a dupla iniciou um processo de separação por inúmeros motivos. Ambos partiram para a realização de projetos individuais. Martin seguiu cantando e atuando e Lewis continuou o mesmo estilo de comédia e também seguiu cantando. O processo de separação foi difícil e a dupla ficou bastante tempo sem se falar.

Lewis, ainda, passou a escrever e dirigir seus filmes, sendo o primeiro deles The bellboy (O mensageiro) foi a sua primeira produção. Nele, Jerry interpreta um mensageiro de hotel que se mete em várias trapalhadas durante o serviço. Mas, seu maior sucesso sem Martin foi The nutty professor (O professor aloprado), que conta uma história semelhante à de O médico e o monstro (filme que foi refilmado, tendo Eddie Murphy como protagonista, dando uma roupagem nova ao filme).

Dean Martin, ou melhor, Dino Paul Crocetti, faleceu em 1995. Jerry Lewis, cujo nome verdadeiro e Joseph Levitch, continua vivo, e, em 2009, recebeu o Jean Hersholt Humanitarian Award, da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas por causa de seu programa anual beneficente Jerry Lewis MDA Telethon, cujo objetivo é ajudar crianças com distrofia muscular.

KENAN e KEL


Estilo gordo e o magro (claro os originais não merecem nenhum tipo de comparação), Kenan Thompson e Kel Mitchel (interpretam os adolescentes Kenan Rockmore e Kel Kimble), em uma série estilo sitcom que era (é?) exibida pela Nickelodeon.

Kenan é um gordo descolado que estuda, trabalha na mercearia do Chris e Namora Sharla sua colega de escola e trabalho. Mora com seus pais (Roger e Sheryl) e sua irmã Kyra (que é loucamente apaixonada por Kel). Kel é o desmiolado, melhor amigo de Kenan, que praticamente mora na casa dos Rockmore e ama refrigerante de laranja.

Justos, Kenan e Kel enfrentam situações comuns a adolescentes, provocando muitos risos com as soluções complicadas que criam para resolver os problemas (sempre piores que os próprios problemas).

DRAKE e JOSH


Drake Bel e Josh Peck são os atores que interpretam os personagens Drake e Josh, respectivamente, em uma série da Nickelodeon (que estreou em 2004).

Nela, o pai de Drake (que é viúvo) conhece e casa-se com a mãe de Josh (que também é viúva e mãe de uma menina, Megan). Todos passam, então a viver juntos. Megan sempre tirando o sossego dos irmãos e “posando de santa” para os pais, que acreditam em todo o seu teatro.

Josh é músico, paquerador e tem uma banda de rock (o ator que o interpreta é cantor e compositor, e é responsável por muitas das músicas que aparecem no seriado). Drake é comportado (mas sempre se corrompe sob influência de Josh), trabalha na lanchonete do cinema e trava verdadeiras batalhas com a menina mais inteligente de sua turma (Mindy), tanto que acabam tornando-se namorados (“já que não pode vencê-lo, junte-se a ele”).

ZACK e CODY



Essa dupla, no Brasil, fez sucesso em duas séries, exibidas pela Disney Chanel: Zack e Cody: gêmeos em ação e Zack e Cody: Gêmeos abordo (essa também exibida durante alguns anos pela Rede Globo).

Dylan Sprouse e seu irmão Cole Sprouse são os atores que interpretam, respectivamente, Zack e Cody.

Na série Zack e Cody: gêmeos em ação, temos os gêmeos aprontando em um hotel onde moram com sua mãe (Carey Martin), no Hotel Tipton, ao Lado de London (herdeira do hotel), Maddie (doceira), Senhor Moseby (gerente do hotel, que arranca grandes risadas com suas “tiradas”).

Em Zack e Cody: gêmeos a bordo, toda a história é passada em um navio (espécie de cruzeiro, em que, além dos prazeres da viagem, existe uma espécie de escola que cuida da parte cultural de Zack, Cody e seus amigos). Muitos personagens que viviam no hotel aparecem nessa série. O senhor Moseby passa a ser o comandante do navio. E, além de estudarem e aprontarem, Zack e Cody trabalham no navio.

ZAKE e LUTHER


Em exibição desde 2009, pelo Disney XD, é um seriado que traz Hutch Dano (Zake) e Adam Hicks (Luther) interpretando dois amigos adolescentes cujo grande sonho é transformarem-se em grandes skateboarderes (esqueitistas). Por isso, eles vivem treinando novas manobras e participando de torneios.

Particularmente, não gosto do tipo de humor dessa série. Mas, reconheço que se trata de algo moderno e que os jovens apreciam bastante, senão não faria sucesso nem estaria no ar por mais de quatro anos.

Fonte:
Wikipédia. Acesso de 06 a 09/12 de 2013.
Amazom.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você escrever algum comentário, saberei o que pensa. Isso será muito legal. Obrigada.

© Melting Pot 2013 | Todos os direitos reservados | Design desenvolvido por: Colorize Blog Design | Tecnologia do Blogger.