Páginas

Friday the 13th



 Friday the 13th

É hoje! Sexta-feira 13. Só me dei conta agora à noite. Na verdade, não acredito nas supertições que existem em torno desse dia. No entanto, como diz o grande Chapolin Colorado: “eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem”.

Creio que a carga negativa, devido às crenças das pessoas sobre esse dia, pode influenciar sim nos acontecimentos; uma vez que pensamento e palavra têm poder. Assim, se você pensa em coisas ruins e nas possibilidades de elas acontecerem, é provável que você atraia essas coisas. Imagine um grande número de pessoas com pensamentos negativos em um único dia!

Sempre gostei das sextas-feiras 13 por causa dos filmes de terror (sempre fui fã deles). Mas, apenas hoje, me dei conta de que nunca soube de onde surgiu a crença na negatividade desse dia. Então, fui em busca de informações.

Várias são as teorias e lendas que permeiam essa data temida por alguns:

Uma delas diz que, na “morada dos deuses” foi preparado um banquete para doze pessoas. Nesse banquete, Loki (também conhecido como Loke ou Lothur, é o “deus do fogo”, de acordo com a mitologia nórdica), que não havia sido convidado, apareceu. Sua presença causou a morte de Balder (que era o mais querido dentre os “deuses” presentes). Esse fato gerou a ideia de que convidar doze pessoas para um jantar dá azar. E institui o habito de se convidar treze pessoas para sentarem-se à mesa.

Outra, refere-se à “deusa” Friga (deusa da fertilidade e habilidades, seu nome deu origem ao nome Friday - sexta-feira, em inglês), ao ser transformada em bruxa no alto de uma montanha, passou a reunir-se com onze feiticeiras e o próprio diabo (totalizando treze pessoas) para planejar pragas e outras maldades para fazer com as pessoas.

A Santa Ceia também é citada como uma prova da negatividade do treze, uma vez que nela, Cristo e os doze apóstolos (treze pessoas) reuniram-se pela última vez.

A fobia ao número treze recebe o nome de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.

Supostos fatos que ajudaram a proliferar a crendice do medo do azar em uma sexta-feira treze:

ü  Sexta-feira, treze de outubro de 1307 - O rei Filipe IV (rei da França na época), após ter recebido recusa ao seu pedido de filiação à Ordem Religiosa dos Cavaleiros Templários, decidiu perseguir todos os que pertenciam à ordem;
ü  Sexta-feira treze de 1939 – O correu o pior incêndio de florestas na Austrália. Nele, setenta e uma pessoas morreram e 20 quilômetros de terra foram queimados;
ü  Sexta-feira treze de 1972 – Data do acidente dos Andes (que chegou a virar filme). Um avião que levava um time de rúgbi caiu no meio dos Andes. Houve muitas morte e os sobreviventes tiveram que comer o cadáver dos mortos para conseguir sobreviver até o resgate;
ü  Sexta-feira, treze de abril de 1970 – Aconteceu a tragédia com a tripulação da nave Apollo 13 (americana). Um tanque de oxigênio explodiu, mas os tripulantes conseguiram retornar a salvo.

Portugal é um país que foge dessa crença de tragédias que acontecem em sextas-feiras treze. Lá, quando acontece uma sexta-feira treze, eles realizam comemoração. Sendo que a mais famosa delas acontece em Montalegre, Trás-os-Montes (onde diversas pessoas reúnem-se fantasiadas e brincam de fazer feitiços e bruxarias em peças teatrais).

Acho tudo isso uma grande bobagem. Coisas boas e ruins acontecem todos os dias. Por isso, todos os Dias temos que buscar a Deus. Usar essa crendice como um folclore ou até uma forma de diversão (reunir-se com amigos, namorado, pipoca e filme de terror) é aceitável. Mas, fazer dela uma forma de viver mais assustado (coisa de que não precisamos nesse mundo de violência), já é loucura.

Referências:

www.brasilescola.com/curiosidades/sextafeira-13.htm
pt.wikipedia.org/wiki/Sexta-Feira_13
somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=2788
www.sitedecuriosidades.com › Lendas Urbanas
bemzen.uol.com.br/noticias/ver/2012/07/12/962-sexta-feira-13
noticias.universia.com.br/.../13/.../conheca-origem-da-sexta-feira-13.htm
Acesso em 13 de dezembro de 2013 (Nossa!!!!!!!!)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você escrever algum comentário, saberei o que pensa. Isso será muito legal. Obrigada.

© Melting Pot 2013 | Todos os direitos reservados | Design desenvolvido por: Colorize Blog Design | Tecnologia do Blogger.