Páginas

Filmes que todo professor deve assisitr: Preciosa: uma história de esperança

 

Preciosa: uma história de esperança.

Quando criei esse blog, minha intenção era falar sobre filmes, seriados, Agatha Christie, trabalhos que já apresentei nas Faculdades (fiz três). Mas, minha rotina de trabalho e problemas pessoais, não me permitiram. Hoje, no entanto, tomei aquele impulso (não é promessa de Ano Novo, pois odeio Ano Novo e odeio mais ainda esse lance de promessa; é a penas mais um dia de vida, temos apenas que agradecer a Deus por estarmos vivos – aprendi isso dá pior maneira possível).

Dessa forma, decidi escrever sobre as coisas que realmente sempre quis (já que aqui sou livre para isso). Não que as coisas sobre as quais tenho escrito não sejam do meu interesse. Aqui sou eu de verdade. É isso que mais amo nesse blog e agradeço a Dri (www.minhavelhaestante1.blogspot.com), que foi quem mais me incentivou a criá-lo, e a minha terapeuta, que disse que eu tinha que “colocar para fora” as coisas que tinha guardadas só para mim.

Começarei falando sobre filmes que todos os meus colegas professores podem e devem usar em sala de aula, pois trazem mensagens interessantes e abrem caminhos para discussões dos mais variados tipos, estimulando os alunos a exercitarem sua capacidade de interpretação e reflexão sobre o que assistem e sobre a vida.

Inicio com um filme que é um dos meus prediletos (foi amor à primeira vista). Lembro que larguei a praia (quem me conhece sabe o quanto uma boa praia significa pra mim) para ir ao cinema na estreia desse filme.

Falemos, então, sobre Preciosa: uma história de esperança (cujo título original é apenas Precious).

Conta a sofrida história de Clareece Precious Jones, uma adolescente que já nasceu condenada ao sofrimento, pois, além da vida pobre, foi violentada pela pai, de quem teve dois filhos (um menino e uma menina com Síndrome de Down).


Sua mãe nunca lhe perdoou por isso. Ao contrário, achava que ela era culpara pelos estupros e pela partida do seu marido. E, por isso, humilhava, espancava, maltratava Preciosa de todas as formas, dizendo-lhe que ela não prestava para nada e que ninguém nunca lhe daria atenção.


Mãe de Preciosa (Oprah)

A vida da garota muda quando ela conhece a professora Ms. Rain (além de colegas que se tornam amigas, do enfermeiro John e até da assistente social), que lhe mostra que ela é capaz de tudo, que seus sonhos não têm limites. Preciosa, então, aprende a ler, escrever (cria, com  a orientação da professora, um diário onde registra tudo sobre sua vida) e a estabelecer objetivos e lutar por eles.

Preciosa e amigas de escola

Mesmo contraindo AIDS do pai e sabendo que seu tempo de vida pode ser mais limitado que o normal, ela decide criar os seus filhos, procurar emprego e começar a viver de verdade.



Esse filme conta com a participação de Oprah Winfrey (mãe de preciosa- papel forte e muito bem interpretado), Mariah Carey (assistente sociação), Mo’Nique (Mary), Gabourey Sidibe (Preciosa, em seu primeiro papel no cinema), Lenny Kravitz (enfermeiro John).

Um dos momentos mais marcantes desse filme para mim, é quando ela, em meio a tanto sofrimento, fala que tem esperança, porque não é possível que nada aconteça. "Algo tem que acontecer". Outra coisa interessante, é que, em momentos de grande sofrimento, ela consegue transportar-se para um mundo seu: glamour, festas, todos a idolatrando, ela sendo feliz (é algo meio Poliana).


É uma produção da PlayArte e conta com a direção de Lee Daniels. É baseado em um livro homônimo. E foi lançado em 2010. Ficou pouquíssimo tempo nos cinemas (creio que apenas uma semana). Mas, mesmo assim, recebeu dois Oscar: melhor atriz coadjuvante (Mo’Nique) e melhor roteiro adaptado). É um filme dos Estado Unidos e é classificado como drama. Tem a duração de 109 minutos.

Não quero nem posso ensinar como se trabalhar filmes em sala de aula, mas um conselho: não basta assistir, pois isso os alunos fazem em casa. É preciso orientar um discussão sobre os temas abordados nos filmes, tentando relacioná-los à nossa realidade (nossa e deles), ao nosso dia-a-dia, fazendo-os pensar sobre o fato de que sempre há escolhas na vida e todas elas geram consequências.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você escrever algum comentário, saberei o que pensa. Isso será muito legal. Obrigada.

© Melting Pot 2013 | Todos os direitos reservados | Design desenvolvido por: Colorize Blog Design | Tecnologia do Blogger.